quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Contribuições da Educação Física

A Educação Física é disciplina componente obrigatória da Educação Básica, estando presente, muitas vezes, desde a Educação Infantil.

Porém, sua contribuição e importância no contexto escolar é um assunto que divide opiniões.
Vamos conversar sobre isso?







Ama-se ou odeia-se.


Em geral, os alunos que amam são:
- a maioria dos meninos, que trazem uma ideia associativa entre masculinidade e futebol...
- os praticantes de esporte...
- aqueles que se destacam positivamente da turma por suas habilidades com a bola... 

Os que odeiam são:
- a maioria das meninas, possuidoras da ideia do esporte como totalmente masculino...
- os mais gordinhos, que não movimentam-se com agilidade...
- os magrinhos, fracos e frágeis demais para encarar os inevitáveis "trombões" contra os colegas, e tombos...
- os baixinhos, que não chegam nem perto da rede de vôlei ou da cesta de basquete...

O que é inevitável é que a Educação Física trás alguma contribuição para os alunos, professores, e interfere na ordem da escola.

Muitos dizem que acarreta uma "desordem".

Muitos professores de classe preferem que seus alunos frequentem a aula de Educação Física nas vésperas do horário de saída, pois se voltarem para a aula o rendimento será diminuído pela euforia. Ou então, ministram as aulas mais complexas (matemática, português), antes da Educação Física, pois acham que posteriormente a ela não seria possível.

Os alunos consideram a aula de Educação Física livre, momento de diversão, extensão do intervalo.
Realmente nestas aulas, cabem atividades mais divertidas. A euforia muitas vezes toma conta dos alunos e até dos professores. Há ansiedade pela vitória do desafio, e há felicidade quando isso ocorre. O trabalho em equipe trás conflitos e resoluções de conflitos.

E podemos/devemos, nós, professores, aprender algo com a Educação Física.


Um bom professor de Educação Física (aquele que tem planejamento de aulas, desenvolve procedimentos e objetivos pedagógicos), trabalha não somente os esportes mais comuns (futebol, volei, basquete, handbol), mas também jogos cooperativos, atividades corporais individuais e em equipe, condicionamento físico e ginástica geral. O lúdico muitas vezes é presente neste contexto, o que torna a aula muito mais prazerosa e divertida. Desta forma, consegue-se o aceitamento e participação, se não total, da grandíssima maioria da turma.

Nessas aulas, muitas vezes ocorre que quem destaca-se positivamente é justamente aquele que destaca-se negativamente no rendimento escolar (sala de aula, notas) e na questão da disciplina. Esta questão muitas vezes coloca a Educação Física ou Informal ("libertadora") como rival da Educação Formal ("disciplinadora").

A realidade é que devíamos tornar a Educação Formal, Conteudista, de dentro da sala de aula, um pouco mais próxima da Educação Física.



Mas em quais aspectos?

As atividades lúdicas, mesmo que não necessariamente presentes em todas as aulas de Educação Física, apresenta-se em muitas delas. O mesmo pode ser feito em aulas de conteúdos mais complexos. 










Até mesmo a disposição das carteiras e dos alunos dentro da sala de aula não é necessária para que se aprenda conteúdos. O uso da sala de aula é totalmente discutível quanto à sua necessidade em todos os momentos do ensino, já que muitas aulas podem ser feitas no espaço externo da escola, com todos os alunos sentados no gramado do campo de futebol, ou assistindo a uma aula no pátio da escola em um dia de calor.




O que me parece bem importante na Educação Física, é a não hierarquização dos personagens. 
Em uma equipe, todos estão no mesmo patamar de importância, de visibilidade, e o professor pode, inclusive, tornar-se parte de uma das equipes, ou da equipe total.

A questão dos desafios propostos pela Educação Física, os obstáculos físicos, também podem ser adaptados no ensino de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, enfim. 
Dispor os alunos em equipes de trabalho para realizarem em conjunto uma atividade, para que adquiram um conhecimento, gera uma alegria importantíssima para a motivação do aluno. Alegria muitas vezes presente quando faz-se um gol no futebol, ou uma cesta no basquete.
Os alunos podem sentir euforia, ansiedade, conversar com os colegas, aprender com a equipe, e vibrar com o aprendizado.

Logicamente, em toda proposta de atividade, mesmo que lúdica, divertida ou até "livre", deve obrigatoriamente, ter uma finalidade, um objetivo pedagógico, mas nós, professores e futuros professores, temos muito o que aprender com os bons profissionais de Educação Física.

Devemos aceitar a "desordem", ou a "ordem peculiar" que a Educação Física trás para a escola.

É hora de mudar os conceitos, melhorar o ensino, e aumentar o estímulo de nossos alunos!