segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O carnaval e as crianças



Passaram o Natal, o Ano Novo... A próxima data festiva é o Carnaval. Muitos dizem que o ano somente somente após ele, e o aproveitam bastante.

Mas existem muitas maneiras diferentes de aproveitar estes dias de festa, e a escolha dos pais é muito importante, principalmente pensando na formação dos valores e de caráter dos filhos pequenos.

Vamos pensar sobre isto?

Para quem não sabe, a origem da festa é totalmente pagã e pecaminosa, sendo em adoração à deuses, com consumo excessivo de bebidas alcoólicas e práticas sexuais. A história conta que esta realidade mudou (mudou?), depois que a Igreja Católica adotou esta comemoração e modificou suas características, porém eu vejo estes aspectos até os dias de hoje, e cada vez mais e mais.

Sei e valorizo a importância cultural da festa do Carnaval, mas temos que concordar que muitos aspectos culturais da modernidade não acrescentam nada de positivo às crianças e seus valores, ao contrário: muito perigosamente demonstram que práticas reprováveis são comuns.

Muitos pais levam as crianças para matinês, onde tocam os hits do axé music e funk. Aos meus olhos é uma atitude reprovável.
Mensagem explícitas são transmitidas nestas músicas do mundo, e as crianças são como esponjas, altamente absorventes de tudo aquilo que lhes é oferecido. Tomem cuidado, sejam prudentes e responsáveis!

Também não vou generalizar: se quer uma dica, um dos destinos brasileiros é muito interessante para viagens em família: Olinda, Recife. É muito mais inofensivo do que o de Salvador ou Porto Seguro, além de ser encantador com seus bonecos gigantescos e coloridos! Porém não dispensa os cuidados e as escolhas criteriosas entre pular às 10 horas da manhã, ou  às 10 horas da noite.

Eu, como cristã, também deixo a dica dos acampamentos das igrejas. Existem para crianças, para jovens, e até para casais. Geralmente atraentes em relação ao local (chácaras, sítios, fazendas...), e uma oportunidade imperdível para manter seu filho e sua família afastados da sujeira que o mundo vive especialmente nestes dias, mostrando para ele que as coisas não são naturais como parecem.


Desejo que façam boas escolhas, boas viagens e boas comemorações!