quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Especial Férias: Garanta aos pequenos uma viagem tranquila


A temporada de verão pode ser sinônimo de colocar as crianças no carro e seguir para dias de diversão. Para que tudo aconteça dentro do programado, é preciso evitar que os pequenos fiquem entediados e irritados no trajeto até o destino, principalmente quando são percorridas longas distâncias. 

Vale a pena apostar em brincadeiras simples que ajudam a passar o tempo e a evitar o tédio. E também é preciso ter cuidados com a alimentação. Ela pode reduzir o enjoo.



Foi por meio de um aparelho de DVD que a bacharel em Direito Vanete de Oliveira Lacerda, 58 anos, distraiu a neta Alice de Oliveira Lacerda Brant, 3 anos, numa recente viagem para Juiz de Fora. “A viagem foi além da expectativa. Os filmes infantis e os sucos e biscoitos entreteram a pequena”.

O pediatria Valmin Ramos explica que as crianças que sentem enjoos podem ser medicadas para evitar os vômitos. “É importante que a criança se alimente uma hora antes da partida, com alimentos mais sólidos. Se houver paradas, devem ser consumidas pequenas quantidades e ter um tempo de espera para prosseguir a viagem”, explica o coordenador da Emescam. 

Biscoitos ou salgadinhos com aroma artificial contêm muita gordura e ficam mais tempo no estômago, podendo causar mais enjoos. 


Truques para uma viagem tranquila:


No carro, saia cedo para evitar sol forte e trechos à noite em viagens longas 


Evite enjoos

Ofereça uma alimentação leve antes de viajar. Alimentos frios, como derivados lácteos, favorecem a vasoconstrição e provocam menos irritação gastrointestinal. Ficar sentado (e não deitado) e olhar para a frente também ajuda. Peça ao médico para receitar algum medicamento em caso de necessidade.





Alimentação

Evite levar biscoitos e salgadinhos com aroma artificial muito forte. Isso pode impregnar o veículo com o cheiro e até favorecer o enjoo. Evite comidas que sujem muito a mão ou que escorram. Frutas fáceis de comer, como maçã ou pera, e sanduíches pequenos e simples são boas opções. Também vale levar cenoura cortada em palitos e tomate picado com sal.



Paradas

Faça paradas e leve as crianças ao banheiro em todas elas, mesmo que elas digam que não estão com vontade.

Limpeza

Leve lenços de papel, guardanapos ou lenços umedecidos, para limpar a mão e o rosto das crianças quando preciso. Álcool em gel também não tem contraindicação para crianças.

Brincadeiras

Aproveite o tempo em família para contar histórias, conversar, cantar. Brincadeiras e “desafios” simples podem ajudar a passar o tempo. Exemplos: contar carros de determinada cor; dizer palavras que começam com determinada letra; falar o nome de músicas que tenham uma determinada palavra; contar placas de quilometragem.

Diversão

Aparelhos de DVD, tablets ou jogos eletrônicos também ajudam a passar o tempo. O melhor é não usá-los a viagem inteira para haver interação entre os passageiros.


No avião: Ao chegar, apresente as crianças aos comissários de bordo. É um bom jeito de começar a viagem e fazer a criança se sentir em um lugar familiar.


Entretenimento

Leve canetinhas, lápis de cor, cadernos, livros de colorir e massinha. Para as menores, vale levar adesivos e um objeto onde elas possam colá-los. Para as maiores, livros e gibis.





Fonte: Livro “Crianças a Bordo: Como Viajar com seus Filhos sem Enlouquecer” 
Fonte: A Gazeta