sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Existe um tipo de brinquedo ideal para cada fase da criança


Os interesses de uma criança mudam rapidamente. Aquele desenho da semana passada não é mais tão interessante quanto o brinquedo novo que ela descobriu hoje. Enquanto os pais tentam se adequar às mudanças, os pequenos vão crescendo e constantemente querendo coisas novas. Para saber a melhor maneira de lidar com isso, conversamos com a pedagoga e criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas com Crianças (NEPSID) Adriana Friedmann, que orienta o tipo certo de atividade para cada faixa etária.

Segundo a especialista, o mais importante é ficar atenta às necessidades da criança, sempre guiando e observando o universo que a rodeia. Confira abaixo as dicas por cada período do crescimento.

Bebês (de 0 a 3 anos) - Nesta fase as crianças precisam sempre do adulto perto. Para os bebês pequenos é importante ter espaços seguros e sem riscos, evitando TV, computador ou vídeos. Se for a um parquinho, reparar se a areia está limpa e se os brinquedos não oferecem risco com lascas, pontas, etc. A criança leva tudo à boca e por isso o olhar permanente do adulto e a adequação do entorno são essenciais. Evitar ambientes barulhentos e lotados. Quando em casa, é importante que o bebê esteja em espaços onde possa se movimentar, tendo objetos ou brinquedos que possa levar à boca, jogar, deixar rolar e que não venham a machucar. Indicados os produtor com sons, que estimulem o movimento, a preensão e a curiosidade, mas nada em excesso. Contato com animais, parquinhos infantis, apresentações musicais infantis de curta duração, passeios ao ar livre em carrinhos e momentos em que a criança possa se deslocar andando ou correndo, são ideais.

Crianças (3 a 7 anos) - A criança já sabe explicar do que gosta, o que lhe provoca medo, o que quer ou não. Portanto, é importante que ela participe das escolhas dos programas. Ela já pode ficar em companhia de outros adultos ou crianças por mais tempo, mas precisa saber sempre que a mãe ou o pai voltará para pegá-la em um tempo determinado. É bom conversar com a criança após estes programas, estimulá-la a contar o que sentiu, o que fez, do que gostou ou não. Dar preferência ao contato com a natureza, animais, passeios, brincadeiras ao ar livre com equipamentos que a desafiem, com bolas, triciclos ou bicicletas. Interagir com outras crianças, assistir TV ou vídeos adequados para a faixa etária por curtos períodos diários, atividades artísticas para desenvolver a imaginação e a criatividade, visita a museus interativos e também momentos em que brinca sozinha ou com irmãos ou amigos. Objetos para o faz de conta, como bonecas, carrinhos, casinhas, materiais de pintura e objetos de construção são alguns dos que mais as atraem. Ficam muito grudadas na TV ou no computador, por isso é importante controlar o tempo e incentivar a desenvolver outras atividades.

Idade escolar (7 a 10 anos) – Já maiores, as crianças querem companhias da mesma idade, por isso atividades como acampamentos podem agradar. Aqui, TV, vídeo e computador devem ser limitados, porque elas já têm discernimento e os eletrônicos têm o poder de atrapalhá-las por longos períodos. As crianças precisam de desafios, é o momento certo para iniciação aos esportes. Estimular a leitura de livros e os jogos de tabuleiro, além de incentivar para que joguem bola, se movimentem, corram e andem de bicicleta. Atividades oferecidas em espaços de convivência, clubes, ateliês de ciências e de construção de brinquedos também figuram como ótima opção. Contato com instrumentos, música e movimento, além de também precisarem de períodos sozinhas, para que escrevam, pintem, brinquem do que tiverem vontade.

Pré-adolescentes (10 a 12 anos) - Fase de autonomia em que os jovens procuram seus semelhantes, querem participar de esportes diversos, saídas em grupo. Deve haver muita conversa e orientação, pois as crianças querem descobrir o mundo e tudo as seduz, sobretudo espelhando-se nas atitudes dos adultos. É importante os adultos conhecerem as companhias dos filhos e estimulá-las a participarem de breves viagens em grupo. Iniciar o aprendizado de novas habilidades pode ser interessante neste período: introdução a esportes, instrumentos musicais, técnicas plásticas, etc. Os centros de convivência e clubes costumam oferecer um interessante leque de atividades grupais adequadas. TV, computador e vídeos devem ainda ser acompanhados de perto, tanto no tempo de exposição quanto nos conteúdos. Livros, contato com música, cinema, teatros, espetáculos, sempre adequados à faixa etária.

Fonte: Bolsa de Mulher