terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dicas para a compra do material escolar

As férias passam rápido, e logo logo as aulas voltarão, assim como a rotina dos estudos.

Para isto é preciso materiais escolares novos.
As escolas elaboram relações gigantescas: são cadernos, livros, folhas sulfite, folhas monobloco, lápis, caneta, estojo, compasso, régua, estojo, e a lista não para de crescer.
Como se não bastasse, as crianças querem fazer companhia e escolhem tudo do gosto delas, o que muitas vezes significa que o preço sairá ainda mais alto.
Existe saída?

A seguir algumas dicas para uma boa compra de materiais escolares:


- Não haja por impulso. A pesquisa é o segredo para encontrar bons preços.

A concorrência entre papelarias e livrarias é grande. E é claro que para não perder vendas, cada uma oferece o seu atrativo. Porém, apenas para aqueles que estão procurando pelo atrativo para fazer sua escolha e suas compras de material escolar. Portanto, demonstre que está pesquisando. Visite a loja, faça um orçamento, leve outros orçamentos que você tem, pergunte se existe a possibilidade de cobrir a oferta e deixe claro que se não for assim, você não gastará seu precioso dinheiro naquele estabelecimento. Tudo na maior educação.
É importante que nesta fase de pesquisa você apenas leve seu filho se ele for educado o suficiente para não chorar horas a fio porque você não comprou o caderno do Ben 10 e a caixa com 1001 lápis de cor da Faber Castel.
Se resolver levá-lo, saiba aproveitar a oportunidade para conversar com ele sobre a responsabilidade que devemos ter com o dinheiro, sobre como realizar uma boa compra, e até peça para que ele te ajude a negociar. Além disto, é muito gostoso e motivador para a criança participar da compra de seu próprio material escolar, gera motivação: um bom aquecimento para a volta às aulas.


- Para não perder tempo com as pesquisas, solicite orçamentos online.

Muitas empresas fornecem esta oportunidade, de ouro para aqueles pais que vivem na correria do dia a dia, ou apenas querem aproveitar do tempo para um passeio divertido com seus filhos.
Consulte os sites das empresas que cogita. Algumas possuem a opção orçamento online em seu site (especialmente no período de férias escolares). Caso não possua, entre em contato por telefone, explique a situação, e pergunte se não poderia enviar a lista de materiais via e-mail, para que retornem com os valores.
Este momento também pode ser compartilhado com os filhos!


- Compra coletiva é uma ótima alternativa e gerantia de boa economia!

Existem empresas, como a Kalunga, por exemplo, que vendem materiais escolares e de escritório, papelaria, etc. a preços mais acessíveis como compradas em grande quantidade (não tão grande assim, é possível obter uma boa economia na compra de 10 cadernos, por exemplo).
Por isso, uma alternativa bem interessante é promover a organização entre os pais da escola, já que possuem a mesma lista de materiais escolares, e comprarem em conjunto. Cada responsável arca com as despesas relacionadas aos materiais para seus filhos, e todos saem economizando. Apenas os materiais de escolha individual, como por exemplo cadernos decorados, agendas, etc. podem ser comprados a parte.

Uma dica é a organização de uma Comissão de Material Escolar
Trabalhei em uma escola que possuía esta opção, e todos os anos um formulário era enviado aos pais para que aderissem ou não à compra coletiva. 
A escola, preocupada com os gastos dos pais dos alunos, poderiam tomar as frentes desa organização, e desta forma demonstrar que sua preocupação com os alunos e as famílias vão além do lucro que cada mensalidade gera. É inclusive uma boa propaganda gratuita.


Depois da compra...
Organize os materiais juntamente com seu filho. Neste momento ressalte a importância que aquele material terá em seu aprendizado, o quanto espera que neste ano ele utilize bem de tudo aquilo que você comprou com tanto carinho... 
Diga que o capricho com que vocês estão encapando os cadernos e livros combinará com uma letra bem caprichada também!


Boas compras e bom aquecimento para a volta às aulas!
Enquanto isso, não se esqueça de continuar aproveitando bem as férias dos pequenos!