segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto Célula e Genoma

Desculpem minha ausência... A vida está corrida: muito, mas muito trabalho!!! Não tenho do que reclamar, é muito gratificante ver como nossas atitudes interferem no aprendizado e na formação dos alunos. 

Hoje quero falar sobre um projeto que tomou bastante de meu tempo nas semanas anteriores, mas que é muito bacana.
Para quem não sabe, trabalho na Escola Comunitária de Campinas, auxiliando as aulas de laboratório e as atividades de Ciências (além da formação Pedagógica, também sou Técnica em Química. Na ECC tenho a oportunidade de utilizar de minhas duas formações, muito bom!!!).

Existem vários projetos muito legais, mas um deles que destaca-se bastante, e do qual eu participo é o Projeto Célula e Genoma.

Elaborado pelo Professor e Coordenador de Ciências Eduardo Schetchman (formado em biologia, professor muito experiente e conceituado, autor de material didático de Ciências...), e aplicado por uma equipe muito boa de professores de Ciências (fotos abaixo). Ocorre nos anos 7º e 8º do Ensino Fundamental.
 Professores Daniela, Eduardo Schetchman, Dalila Figueiredo

Professores Dalila Figueiredo, Daniela, Luiz Carlos Ferrer, e eu, Maiara Roncolatto


Nesta etapa da vida escolar de nossos alunos, aprendem sobre a constituição dos seres vivos, em suas pequenas partes, porém muitíssimo importantes: as células e o DNA.
Aprendem que as células são diferentes conforme a constituição que possibilita (célula vegetal, animal), e que trazem em seu núcleo todas as informações genéticas, através do DNA.

Aqueles que lembram-se de quando aprenderam sobre o assunto na escola, concordarão comigo que não trata-se de um assunto simples, mas complexo. São muitas estruturas com nomes difíceis, diferentes funções, em uma organização que faz sentido, indiscutível.

Diante disto, o Projeto Célula e Genoma propõe uma aplicação do aprendizado sobre o assunto na confecção de maquetes. Os alunos são divididos em grupos, organizados de acordo com os critérios dos alunos (afinidade).
Frente ao desafio, todos os alunos são levados à compreensão do assunto.

Os surpreendentes resultados demonstram várias capacidades dos alunos: de compreensão de assuntos complexos, de organização do trabalho em equipe, da coordenação motora fina, dentre outros; e são organizados em uma exposição aberta ao público.

Vejam as fotos:







Um projeto delicioso, que acarreta em ótimos resultados!!!