segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Escolhendo a nova escola de seu filho: Além do professor, conheça a equipe que vai interagir com seu filho

Responsáveis por implementar o projeto pedagógico, os professores passam grande parte do tempo ao lado das crianças. Mas os docentes não devem ser os únicos profissionais levados em consideração na hora da escolha.




"É importante olhar a moça da cantina, o moço da perua. Todo o sistema educa e deseduca", afirma Ana Paula Corti, doutoranda em educação pela USP.


Segundo ela, os pais devem analisar como é a relação desses profissionais com os alunos e entre eles.

"Uma escola onde os funcionários são bem tratados é um bom sinal", afirma.

Com a experiência de já ter trabalhado dentro e fora da sala de aula, o ex-inspetor e hoje professor de educação física Ailton Rui Prado diz que todos os profissionais são importantes para o ensino.

"A escola funciona por meio dos funcionários, sem eles nada acontece."

Quando teve de escolher a escola para a filha, conversou com funcionários antes de tomar uma decisão. "Queria saber quem iria cuidar dela."

Outra dica para conhecer melhor a equipe pedagógica é saber há quanto tempo os docentes estão no colégio. "Se a rotatividade é alta, pule fora", recomenda Artur Costa Neto, diretor do Sindicato dos Professores de São Paulo.

Ao visitar a escola, os pais devem procurar saber qual é a formação dos docentes e dos auxiliares dos professores e se a escola facilita e incentiva a atualização de seu quadro de funcionários.


TROPEÇO


Conversar apenas com o diretor - Segundo especialistas, procurar apenas pela direção ou coordenação pedagógica é insuficiente, já que alguns supervalorizam o colégio na hora de "vendê-lo". 


"É importante conversar com os professores fora do ambiente escolar", diz Ana Paula Corti. Dessa forma, eles podem dar mais detalhes sobre o clima e a convivência entre os alunos. Outros funcionários também devem ser ouvidos informalmente. Além de recomendar bate-papo com os docentes, Artur Costa Neto afirma que outro modo para descobrir se a escola dá autonomia a eles é perguntar se a direção realiza reuniões semanais para discutir questões pedagógicas.